Pós-Graduação em Fonoaudiologia Linguagem com Ênfase no Transtorno do Espectro Autista - Humanitas
PÓS-GRADUAÇÃO PRESENCIAL EM FONOAUDIOLOGIA

Fonoaudiologia Linguagem com Ênfase no Transtorno do Espectro Autista

• PREVISÃO DE INÍCIO 2023
  • DURAÇÃO 13 MESES
  • CARGA HORÁRIA 360 HORAS
  • PERIODICIDADE AULAS QUINZENAIS
  • PRESENCIAL

Sobre o Curso

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento. Dados epidemiológicos mostram uma prevalência de um caso a cada 54 nascimentos. Com o aumento do número de casos, o diagnóstico precoce e as políticas de inclusão, a demanda por atendimento de qualidade de pessoas com TEA é expressiva.

De acordo com a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos são características diagnósticas do TEA.

Objetivo Geral

• Oferecer embasamento científico para a compreensão do Transtorno do Espectro Autista.
  • Apresentar recursos teórico-práticos para a avaliação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
  • Apresentar recursos teórico-práticos para a intervenção com pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
  • Oferecer recursos práticos para a orientação e intervenção via cuidadores e via escola.

Objetivos Específicos

• Apresentar recursos teórico-práticos para a avaliação fonoaudiológica de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
  • Apresentar recursos teórico-práticos para a intervenção fonoaudiológica com pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
  • ferecer recursos práticos para a orientação e intervenção via cuidadores e via escola.

Graduados nas áreas de Fonoaudiologia, Educação Física, Pedagogia e afins.

Conteúdo do Curso

• Introdução ao Transtorno do Espectro Autista.
  • Diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista.
  • Marcadores do desenvolvimento e sinais de risco para o Transtorno do Espectro Autista.
    Metodologia Científica.
  • Intervenção Precoce no Transtorno do Espectro Autista.
  • Comunicação e interação social no Transtorno do Espectro Autista.
  • Transtornos motores da fala.
  • Suportes visuais e Comunicação Suplementar Alternativa.
  • Manejo de comportamentos inadequados.
  • Introdução aos Instrumentos de Avaliação da Linguagem.
  • Instrumentos brasileiros de Avaliação da Linguagem.
  • Atividade prática supervisionada.

Local do Curso

Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos – HUMANITAS.
Avenida Isaur de Pinho Nogueira, 5900 – Vila Tatetuba.
São José dos Campos – SP. CEP: 12.220-061

Informações do Curso

Aulas quinzenais: sábados das 08h às 17h
domingos das 08h às 12h

Documentos Necessários

- Cópia autenticada Diploma da graduação;
- Cópias simples dos Documentos pessoais CPF e RG ou CNH;
- Cópia simples Comprovante de endereço.
- Currículo atualizado;
- 1 foto 3x4.