HUMANITAS | Faculdade de CiÊncias MÉdicas de São José dos Campos - FCM/SJC

ensino

Informações Acadêmicas

Informações Acadêmicas


Matrícula


a) Matrícula Inicial: 
Ato formal de vinculação à Faculdade. Somente será deferida com a apresentação de todos os documentos exigidos no Edital do Processo Seletivo.

 

b) Renovação de Matrícula: 
Para manter o vínculo com o curso e a Faculdade, o estudante (ou Procurador portando Procuração registrada em cartório) deve renovar sua matrícula todos os semestres, de acordo com as datas estipuladas no Calendário Acadêmico. A não renovação da matrícula implica em abandono de curso. Para retornar à Faculdade, é necessário que o estudante faça novo processo seletivo na Instituição. As renovações não formalizadas, no prazo estipulado no Calendário Acadêmico, dão direito à Instituição de disponibilizar a vaga do referido estudante.

 

c) Trancamento de matrícula: 
O estudante pode solicitar à Faculdade o trancamento de matrícula, através de requerimento próprio assinado pelo estudante ou através de procuração específica registrada em cartório. Esse trancamento poderá ser de até 01 (um) período letivo, podendo ser estendido a mais 01 (um) período, desde que compareça à Instituição e formalize seu pedido na SAR. Essa solicitação deverá ser requerida no prazo estipulado no Calendário Acadêmico.

 

d) Cancelamento:
É o ato de desligamento da Faculdade. A matrícula poderá ser cancelada nas seguintes situações:
 a pedido do interessado, através de requerimento próprio assinado pelo estudante ou através de procuração específica registrada em Cartório;
• por aplicação de pena disciplinar;
 por ter ultrapassado o prazo máximo de integralização do curso;
• por falta de entrega dos documentos necessários para matrícula.

 


 

Segunda Chamada de Provas
Poderá ser concedida uma segunda oportunidade ao estudante que deixar de comparecer àsverificações de aproveitamento na data fixada. Essa segunda chamada deverá ser requerida na Central de Informações, mediante o pagamento de uma taxa e no prazo de 72 horas após a data de realização da prova. A data da segunda chamada está prevista em Calendário Acadêmico.

 


 

Regime Especial de Estudos
O estudante enfermo, impedido de comparecer às aulas, poderá requerer Regime Especial de Estudos, sob a forma de exercícios domiciliares, desde que encaminhe Atestado Médico à SAR no prazo de 5 dias úteis a contar do início do afastamento. Para obter o deferimento, o afastamento deverá ser superior ao período de 10 (dez) dias e não ultrapassar 30 (trinta) dias. Para fazer jus ao benefício, o discente deverá realizar as tarefas domiciliares que serão determinadas pelos professores das disciplinas em que se encontra matriculado. As tarefas estarão disponíveis na SAR e deverão ser cumpridas no prazo determinado pelo professor.


Obs.: Não será aceito requerimento fora do prazo.

 


 

Regime Especial de Estudos para Gestantes 
Atendimento especial para alunas que estão no final da gestação e no pós-parto. O requerimento deverá ser protocolado na SAR a partir do oitavo mês, devendo ser anexado o atestado médico, indicando a data do nascimento.

 


 

Dependências
O aluno reprovado por não ter alcançado as condições mínimas de freqüência de 75%, ou de notas exigidas, repetirá a disciplina e estará sujeito, na dependência, às mesmas exigências de freqüência e aproveitamento. As aulas das dependências poderão ser ministradas em:
1. horários especiais;
2. na turma regular (desde que não haja coincidência de disciplinas do período);
3. no horário normal das aulas, optando por trancar o período e cursar as dependências antes de dar prosseguimento à periodização regular de seu curso.

 


 

Estágio Supervisionado 
É uma das condições obrigatórias para a integralização dos cursos. As atividades de Estágio são regulamentadas para cada curso e são supervisionadas pelos Coordenadores de Estágio. As informações detalhadas são fornecidas pelo Coordenador do curso referente.

 


 

Colação de Grau e Expedição de Diploma 
Colação de Grau é o ato público, formal, pelo qual o Diretor Geral confere o título de graduado ao estudante que concluiu integralmente o currículo pleno de seu curso. Para participar da Colação de Grau, o aluno deverá ter cursado a carga horária integral prevista no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), ou seja, disciplinas obrigatórias e optativas, Programa Integrador e Atividades Complementares.

 

Após a Colação de Grau, o formando deverá requerer na SAR a expedição e o registro do respectivo diploma. A expedição é realizada pela própria Faculdade, que encaminhará o processo de registro à Universidade Federal de Juiz de Fora.

 


 

Formatura
Os representantes de turma ou das comissões de formatura deverão agendar horário com aComissão de Colação de Grau da Faculdade, através do telefone 2101-5054, para tomar conhecimento das normas para a solenidade, como:

 

a) Convites
Os estudantes deverão solicitar a lista de nomes dos representantes da Direção que deverão necessariamente constar nos convites e compor a mesa na solenidade. A prova do convite –boneca – deverá ser submetida, antes da impressão final, à Comissão de Colação de Graupara verificação dos dados.

 

b) Colação de Grau
As datas das Colações de Grau são definidas pela Instituição. Não poderão participar dessa solenidade os estudantes que não tenham concluído todas as disciplinas, requisitos mínimos e procedimentos obrigatórios.

 

As empresas responsáveis pelos cerimoniais deverão entrar em contato com a Comissão de Formatura da FCM/SJC - Humanitas, para confirmar os dados do cerimonial, inclusive a lista dos alunos formandos.


Avenida Brigadeiro Faria Lima, 811, Putim, São José dos Campos – São Paulo

(12) 2012-6600