HUMANITAS | FCMS/SJC

Postado em: 14/10/2019

Em Outubro Usamos Rosa

"Em Outubro Usamos Rosa" reúne mais de 100 pessoas na Humanitas 🌸

103 pessoas participaram do evento "Em Outubro Usamos Rosa", realizado pela LASMU (Liga Acadêmica de Saúde da Mulher), formada por alunos e professores da Humanitas. O movimento aconteceu em dois dias, 2 e 9 de outubro, no auditório da faculdade.

"Você sabe o que é tratamento paliativo?", "Aspectos da Prevenção do Colo de Útero" e "Exame Papanicolau" foram os temas abordados pelos palestrantes: psicóloga Carmela Silvana da Silveira, Dr. Marcos Roberto Martins e Dr. Carlos Alberto Maganha e Dra. Alessandra Lorenti Ribeiro.

Outubro Rosa. A campanha tem como objetivo principal a conscientização da população quanto ao câncer na mulher, seu diagnóstico precoce e tratamento, visando uma diminuição nos casos letais.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de colo uterino é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres (atrás do câncer de mama e do colorretal) e quarta causa de morte da população feminina por câncer no Brasil. Por isso, quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer de colo do útero são de 100% e a principal estratégia para sua detecção precoce é o exame preventivo (Papanicolau).

Diante dessa triste realidade, a LASMU procurou focar em assuntos atuais de maneira que os participantes pudessem entender a importância da prevenção e seus cuidados com pacientes e familiares, através das palestras.

LASMU. Fundada em 2018 por alunos e professores da Humanitas, a Liga aborda a saúde da mulher de maneira integrada, levando em consideração as fases de evolução da infância até o seu envelhecimento, considerando os aspectos físicos, biológicos e sociais.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 811, Putim, São José dos Campos – São Paulo

(12) 2012-6600