HUMANITAS | Faculdade de CiÊncias MÉdicas de São José dos Campos - FCM/SJC

a faculdade

Infraestrutura de Ensino

Laboratórios de Ensino

 

Laboratório de Anatomia, Imagenologia e Técnicas Operatórias (LAIT)


Os aspectos trabalhados nas áreas de conhecimento de Anatomia, Imagenologia e Técnicas Operatórias proporcionam aos estudantes de Medicina a compreensão da morfologia e topografia do corpo humano, incluindo órgãos, sistemas, tecidos e sua interconexão com exames de imagens, bem como das principais técnicas cirúrgicas operatórias. Para tanto, são realizados estudos observacionais em peças cadavéricas, peças resinadas (estruturas quase fidedignas ao corpo humano), ossos humanos, software de anatomia e fisiologia; e operacionais em peças frescas de porco

 

 




Laboratório de Fisiologia e Farmacologia


O Laboratório de Fisiologia e Farmacologia apresenta uma área total de 56,55 m² e conta com bancadas, pias e estantes feitos exclusivamente para o ensino adequado das técnicas operatórias, iluminação adequada, boa ventilação e condições de fácil higienização.

Os laboratórios são equipados com modernos equipamentos para o ensino e a pesquisa em Fisiologia e Farmacologia.



 

Laboratório de Bioquímica


A Bioquímica estuda os fundamentos do metabolismo celular, os fenômenos fisiopatológicos e as reações químicas envolvidas nas funções vitais. Esse conhecimento é de fundamental importância para a formação médica. A estrutura laboratorial disponível ao estudante, nessa área do conhecimento, possibilita a ilustração de técnicas utilizadas em laboratórios de análises clínicas, como a realização de testes laboratoriais, interpretação de seus resultados e associação deles com diversas patologias.




Laboratório de Biofísica, Fisiologia e Farmacologia


As áreas de conhecimento de biofísica, fisiologia e farmacologia apresentam como objetivo o desenvolvimento de conhecimentos dos processos biofísicos que ocorrem no organismo em condições normais e em resposta a estímulos internos e externos, e a compreensão sobre os diferentes tipos de drogas, seus mecanismos de ação, efeitos colaterais e interações com o corpo humano. Através das disciplinas voltadas para as áreas de Biofísica e Fisiologia (Introdução a Biofísica e Fisiologia, Biofísica e Fisiologia e Neurofisiologia) e Farmacologia (Introdução a Farmacologia, Farmacologia e sinalizadores, Neurofarmacologia e Farmacologia Clínica) os estudantes do curso de Medicina realizam atividades práticas laboratoriais, com a utilização de equipamentos e materiais que auxiliam na elucidação e articulação das atividades teóricas.


 

Laboratório de Histologia e Patologia



As áreas de conhecimento de histologia e patologia proporcionam aos estudantes o desenvolvimento das atividades necessárias na competência e experiência do uso de microscópios ópticos, além do reconhecimento de tecidos/estruturas biológicas sob padrão de normalidade e com alterações durante as atividades práticas das disciplinas de: Histologia Geral, Histologia Especial, Patologia Geral, Patologia I, Patologia II e Patologia III.



 

Laboratório de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia


Nesse laboratório são realizadas atividades práticas das respectivas disciplinas:


  • Microbiologia: a Microbiologia é uma importante área de conhecimento para a ciências da saúde e para a sociedade, uma vez que por meio do estudo de microrganismos é possível chegar à cura de diversas patologias. Nesse laboratório, o estudante aprende a morfologia, cultivo e identificação de microrganismos por meio de técnicas de semeadura em placas e coloração. Todo procedimento é conduzido pelo professor responsável de forma asséptica e utilizando cepas de bactérias rastreáveis e cultivadas no próprio laboratório.
  • Parasitologia: conhecer a relação entre parasita / vetor / hospedeiro é de extrema importância para a saúde humana, animal e ambiental. Para o estudo dessa área de conhecimento são utilizados laminários que permitem o estudo e observação de formas parasitárias e vetores patológicos.
  • Imunologia: a Imunologia é o ramo da Biologia responsável pelo estudo das reações de defesa do sistema imunológico. As aulas de imunologia consistem em demonstrações de testes rápidos como complemento às aulas teóricas. Para tal, utiliza kits como PCR, anti HCV e Fator reumatoide.






Laboratório de Bioengenharia


Sua proposta é ser um espaço para criação e desenvolvimento de projetos voltados para a área de bioengenharia em um ambiente com recursos que permitam aos estudantes o desenvolvimento de ideias criativas. É o que, em inglês, costuma ser chamado de Maker Space, às vezes traduzido para o português como Espaço Maker. Nesse laboratório são realizadas parte das atividades da disciplina/área de conhecimento Inovação Interprofissional em Engenharia Biomédica.  



Avenida Brigadeiro Faria Lima, 811, Putim, São José dos Campos – São Paulo

(12) 2012-6600