HUMANITAS | Faculdade de CiÊncias MÉdicas de São José dos Campos - FCM/SJC - Humanitas

ensino

Organização Didático-pedagógica

Organização Didático-pedagógica

Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos – Humanitas, atenta ao processo contínuo de mudanças que ocorre nas sociedades contemporâneas, e na brasileira, em particular; e consciente de seu papel dentro da educação superior, define suas as diretrizes e as ações preferenciais para a tríplice função: Ensino, Pesquisa e Extensão, como componentes essenciais à formação crítica do cidadão e do futuro profissional, na busca da articulação entre o real e o desejável.

 

Neste sentido, a FCM/SJC - Humanitas volta seu olhar para o futuro com novas maneiras de pensar, de modo a tornar-se mais solidária na construção de uma sociedade justa, fraterna, ética, formando recursos humanos com o mais recente pensamento em liderança, gestão e inovação.

 

Para tal, o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da FCM/SJC - Humanitas configura-se como um conjunto de diretrizes especificadoras da ação educacional de todos os seus setores. Trata-se de uma proposta de encaminhamento para suas ações em valores éticos, uma convocação, uma proposição de ações a serem testadas e aperfeiçoadas através de detalhamento próprio de cada curso, um desafio a ser vencido, uma construção a ser realizada pelos estudantes, professores e colaboradores, tendo em vista a Missão da Instituição e as Diretrizes Curriculares Nacionais.

 

Os princípios orientadores do PPI da FCM/SJC - Humanitas fundamentam-se no modelo de educação transformadora, capaz de fazer com que o estudante elabore, de forma crítica, os procedimentos capazes de ajudá-lo na realização de um desenvolvimento efetivo e real na Instituição e na sociedade onde ambos estão inseridos. Uma participação crescente, integrada, envolvida e co-responsável dos vários segmentos da comunidade acadêmica na elaboração crítica das diretrizes, destacando aspectos capazes de orientar esforços na construção de uma nova sociedade, em benefício de todos e de um tipo de educação escolar capaz de contribuir para construí-la.

 

Desta forma, a FCM/SJC - Humanitas estrutura seus processos de ensino-aprendizagem nas novas tendências que acompanham um mundo cada vez mais globalizado e exigem novos critérios e referenciais, que nos obrigam a pensar e elaborar melhor e de diferentes formas de o que ensinar e como fazê-lo, exigindo uma formação inovadora que vise o empreendedorismo, a capacidade de aprender sempre, de aprender a conhecer, e de “aprender a aprender”.

 

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 811, Putim, São José dos Campos – São Paulo

(12) 2012-6600